Lar 3ª Idade

 
 
 
 

Lar de idosos

 
 
O lar Trevo Residencial Sénior está totalmente preparado para receber idosa, que não se sentem capazes de continuar com as suas atividades, sejam físicas ou mentais, sem terem alguém que os possa ajudar a ultrapassar algumas situações. Por vezes a família não está em condições de responder a esta nova fase da vida do seu familiar, falta de disponibilidade horária ou conhecimentos teóricos para resolver situações mais complexas.

No nosso lar os utentes passam a fazer parte de uma família, tornando-se membro de um grupo que não se quer substituir, mas sim, prolongar, respeitando os valores de cada um.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Doentes de Alzheimer

 
Doentes de Alzheimer, a demência é uma das principais causas dessa perda de qualidade de vida nos idosos, sendo a doença de Alzheimer uma das causas mais frequentes, assim como as demências degenerativas e a doença de Parkinson, que são irreversíveis.

Alzheimer, como doença que afeta principalmente as pessoas mais idosas, é atualmente de 7 casos em cada 1000 habitantes do sexo masculino e de 13 casos do sexo feminino, sendo essa diferença atribuída à maior longevidade feminina.

A doença de Alzheimer é um transtorno degenerativo cuja causa principal é atribuída a uma progressiva perda dos neurónios – as células que compõem o cérebro - perda essa que afeta especialmente as zonas que controlam o pensamento, a memória e a linguagem. Essa perda é devida a uma acumulação de proteínas nos neurónios, o que impede a “comunicação” entre as células que controlam essas funções do cérebro: em termos simplificados podemos dizer que zonas cada vez mais amplas do cérebro humano se vão “desligando” por falta de corrente elétrica nos vários circuitos neuronais contidos no córtex cerebral.

Autópsias feitas em indivíduos que, em vida, sofreram de Alzheimer, revelam uma substancial perda de peso do cérebro que é maior à medida que a doença se vai agravando.